Benefícios do Açafrão

O açafrão é mais conhecido pelo uso culinário. Contudo, ele possui nutrientes muito significativos e compostos químicos que são benéficos em uso medicinal. A sua aplicação remonta a eras antigas onde suas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias saíram das mesas das cozinhas para as práticas de curandeiros de renome da época.

Muitas celebridades dos grandes reinados da Europa e Ásia faziam uso diário do Açafrão em suas dietas, além de aplicações na prevenção de vários tipos de câncer e outras moléstias ainda desconhecidas nos tempos antigos.

Usado como tempero, o seu sabor é característico, dando ao alimento uma propriedade inconfundível. As cores dos alimentos também se beneficiam com o uso do açafrão. Ele realça a aparência dos assados, molhos, condimentos, sopas e até doces.

Na área médica o açafrão tem se desenvolvido como um aliado na cicatrização de várias patologias, além de efeitos anti-inflamatórios ele é um agente antienvelhecimento.

Benefícios do Açafrão

Em um catalogo antigo de prática médica que foi recentemente traduzido no Tibete, o autor reproduz alguns benefícios do uso do açafrão de muitos séculos atrás:

  • Como antidepressivo

Os componentes ativos do açafrão fazem com que seu corpo evite as características depressivas em qualquer quadro de doença mental e física.

  • Propriedades digestivas

O açafrão é digestivo e anticonvulsivo, desintoxica o fígado. Excelente nas funções renais e ótimo diurético.

  • Formação de células e reparos

O potássio presente no açafrão é uma fonte necessária que favorece a formação de células, além de reparar e proteger.

  • Doenças cardíacas e pressão arterial

O potássio do açafrão também auxilia na manutenção da pressão arterial e evita doenças cardiovasculares. Ele promove a circulação sanguínea e oxigena os vasos que irrigam o cérebro.

  • Estrutura óssea e muscular

O açafrão auxilia no desenvolvimento e fortalecimento dos ossos e músculos por causa dos elevados níveis de magnésio que absorvem o cálcio na estrutura óssea e no funcionamento cardíaco e muscular.

  • Visão

As propriedades do açafrão são imprescindíveis na saúde ocular. O seu uso pode evitar doenças degenerativas e maculares.

  • Saúde do homem

As propriedades do açafrão provaram ser mais eficientes na produção de testosterona pelo próprio organismo. Elevou os níveis da libido e ativou funções cerebrais.

  • Saúde da mulher

Diminui os níveis de cortisol e o estresse a aumenta os níveis de estrogênio. Isso minimiza consideravelmente os sintomas da TPM e menopausa.

  • Produção de células sanguíneas

O ferro é um componente útil no corpo, pois o sangue necessita dele para formar hemoglobina e é um fator coadjuvante na produção de células vermelhas do sangue. O açafrão supre esta necessidade também. Prevenindo anemia.

Açafrão usado para perda de peso

Conheça um novo plano de dieta que realmente funciona, e é tão simples como incorporar o açafrão em seus alimentos. Os resultados comprovados mostram que o açafrão controla o apetite e ajuda a controlar a obesidade. Estudos mostram que a ingestão de açafrão efetivamente melhora os níveis de serotonina em nosso corpo.

Os altos níveis de serotonina diminuem o apetite ou o impulso de comer e aumentam o humor ao mesmo tempo, enquanto que os níveis baixos de serotonina invariavelmente têm um efeito adverso que leva a excessos.

O conhecido Dr.Oz, nutricionista de renome mundial e um convidado regular do programa da Oprah Winfrey, promove o uso de extratos de açafrão como uma ferramenta saudável e viável para combater a obesidade, que é um mal que assumiu proporções assustadoras como um sério risco para a saúde e não deve ser ignorado.

Um dieta saudável que inclua porções de açafrão, 5 gramas por dia, pode queimar gorduras localizadas e promover a perda de peso em poucas semanas.

Entretanto, antes de fazer uso do açafrão, consulte um nutricionista para aferir suas medidas, acompanhar e avaliar os benefícios desta planta maravilhosa que está fazendo muito sucesso entre as celebridades.

Deixe um comentário