Alimentos ricos em Vitamina D

Pense sobre a Vitamina D quando estiver tomando sol no verão. Esta vitamina é muitas vezes chamada de “vitamina do sol” porque é produzida em nossa pele em resposta à exposição solar. A Vitamina D é uma vitamina que dissolve a gordura em uma família de componentes que incluem as vitaminas dos grupos D-1, D-2 e D-3. Ela pode afetar até 2.000 genes em nosso corpo.

O nosso corpo produz Vitamina D naturalmente quando é diretamente exposto à luz do sol. Além dos raios do sol, a vitamina D pode também ser encontrada em alguns alimentos e suplementos para garantir níveis ideais da vitamina em nosso sistema sanguíneo.

Funções da Vitamina D

A Vitamina D tem várias funções importantes. Talvez a maior delas seja a de regular a absorção de cálcio e fósforo e facilitar a normalização do sistema imunológico. A quantidade suficiente de vitamina D é importante para o crescimento normal e o desenvolvimento da estrutura óssea e dentes, além de melhorar a resistência contra certos tipos de doenças.

Se seu corpo não recebe vitamina D suficiente, você corre o risco de desenvolver anormalidades ósseas, como ossos macios (osteomalacia) ou ossos frágeis (osteoporose).

Alimentos Vitamina D

Benefícios da Vitamina D

Além dos seus benefícios primários, algumas pesquisas e estudos sugerem que a Vitamina D pode também desempenhar um papel importante no combate de alguns sintomas:

  • Reduz o risco de esclerose múltipla
  • Reduz a chance de desenvolver problemas cardíacos
  • Auxilia na redução da possibilidade de desenvolver gripes e resfriados

A vitamina D, em níveis ideais no organismo humano é capaz de desempenhar um papel importante também na regulação do humor, eliminando a possibilidade de quadros depressivos. Alguns cientistas descobriram que pessoas com depressão que receberam suplementos de Vitamina D exibiram uma melhora nos seus sintomas.

Outros quadros de fibromialgia também apresentaram melhoras consideráveis quando a deficiência de Vitamina D foi suprida, eliminando a possibilidade de ansiedade nos pacientes com patologias diversas.

Alimentos que são fonte de Vitamina D

Alguns alimentos contêm a Vitamina D naturalmente. Outros podem ser fortificados. Isso significa que a Vitamina D foi adicionada. Os alimentos que contêm Vitamina D incluem:

  • Salmão
  • Sardinhas
  • Gema de ovo
  • Camarões
  • Leite (fortificado)
  • Cereais (fortificados)
  • Iogurte (fortificado)
  • Suco de Laranja (fortificado)

Pode ser difícil conseguir absorção suficiente de Vitamina D todos os dias através da exposição aos raios solares e a ingestão de alimentos, por isso os suplementos de Vitamina D ajudam na dieta.

Qual a quantidade exata de Vitamina D que necessitamos

Existe muita controvérsia sobre a quantidade exata de vitamina D que o nosso organismo necessita para um perfeito funcionamento. Algumas pesquisas indicam que necessitamos mais vitamina D do que havíamos imaginado anteriormente. Os níveis normais de sérum do sangue variam de 50 a 100 microgramas por decilitro. Dependendo do nível de sangue, a pessoa necessita de uma quantidade maior de Vitamina D.

Vale a pena comentar que muitos indicadores devem ser observados, tais como fatores ambientais e estilo de vida que podem afetar a habilidade individual de absorver quantidades ideais da Vitamina D.

Confira sempre seus níveis se estiver vivendo nas seguintes condições:

  • Área com altos índices de poluição ambiental
  • Uso constante de protetor solar
  • Permanecendo muito tempo longe dos raios de sol
  • Vivendo em cidades com prédios altos que bloqueiam a luz do sol
  • Pele mais escura.

Os sintomas de deficiência de Vitamina D em adultos podem incluir:

  • Cansaço, dores e uma sensação generalizada de mal estar.
  • Dores agudas nos ossos e músculos ou fraqueza que podem causar dificuldade em subir escadas ou levantar de uma cadeira mais baixa.
  • Fraturas de estresse, especialmente nas pernas, pélvis e quadris.

Em qualquer situação, consulte um médico especialista se sentir os sintomas acima.

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